loader image

Curso Auxiliar de Fisioterapia, Reabilitação, Massagem Desportiva

5

Área de formação

815 – Cuidados de Beleza e

729 – Saúde e Bem-estar

5

Número de Horas

171h letivas + 210 horas de Estágio

5

Regime de Formação

Presencial

Curso Auxiliar de Fisioterapia, Reabilitação, Massagem Desportiva

O Curso Práticas de Auxiliar de Fisioterapia, Reabilitação, Massagem Desportiva é destinado para adultos que tenham interesse na área de Saúde e Bem-estar.

Os interessados procuram adquirir conhecimentos válidos para que consigam exercer a profissão convenientemente, com todos os cuidados e em segurança.

Receba um acompanhamento regular por parte dos colaboradores do Centro de Formação Profissional SchoolCenter e ainda os recursos necessários para que as aprendizagens sobre as técnicas, procedimentos e outras competências sejam úteis para o seu futuro.

AUXILIAR DE REABILITAÇÃO, FISIOTERAPIA E MASSAGEM DE DESPORTIVA - imagem de destaque

Destinatários e Pré-requisitos

Todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos e competências na área de serviços pessoais de reabilitação, massagem e bem-estar.

Quanto aos pré-requisitos:

– Idade igual ou superior a 18 anos, empregados e desempregados

– Escolaridade mínima obrigatória: 12.º ano.

Objetivos do Curso

No final do curso o formando deverá conhecer e dominar as técnicas básicas de trabalho na área de Auxiliar de Fisioterapia, Reabilitação, Massagens e Bem Estar.

Em relação aos objetivos específicos:

  • Atender clientes e orientá-los sobre o tipo de massagem a efetuar.
  • Efetuar tratamentos massagens, utilizando as técnicas adequadas e selecionando os equipamentos, os utensílios e os produtos apropriados.
  • Aplicar conhecimentos ao nível da anatomia, da fisiologia e da fisiopatologia orientada às técnicas das manipulações de massagem e de cuidados corporais.
  • Aplicar conhecimentos teóricos e práticos na área da massagem e bem-estar.
  • Conhecer a origem e a evolução da massagem, através de uma retrospetiva histórica.
  • Saber qual o melhor posicionamento para realizar a massagem, dependendo do segmento em questão.
  • Compreender quais os efeitos fisiológicos e terapêuticos da massagem, bem como as precauções a ter e as suas contraindicações.
  • Reconhecer e diferenciar as diferentes estruturas através da palpação.
  • Dominar as técnicas específicas de massagem terapêutica e desportiva.
  • Prevenir, resgatar e manter a saúde dos atletas.
  • Executar tratamentos específicos de termoterapia e eletroterapia para diversas patologias.

Como chegou até nós?

.

11 + 5 =

Metodologia de Avaliação e Formação

A metodologia adoptada pelo(a) formador(a) é expositiva, sendo que se concilia a metodologia ativa e demonstrativa com:

• Troca de experiências;

• Exercícios de Brainstorming;

• Outros exercícios práticos;

• Discussões e construção de argumentos em grupo.

Em relação à avaliação, enquanto parte integrante do processo, procura-se assegurar um sistema formal e rigoroso de avaliação, com foco na:

Avaliação do comportamento dos formandos

Ponderação de 20% na nota final do módulo, onde são avaliados (por parte do formador) os seguintes critérios – Motivação (2,5%), Participação (2,5%), Cooperação (2,5%), Trabalho em equipa (5%), Relacionamento Interpessoal (2,5%), Assiduidade (2,5%) e Pontualidade (2,5%), num total de 20%.

Avaliação formativa

Ponderação de 20% na nota final do módulo, existindo avaliação contínua, através de observação por parte do formador perante os seguintes critérios – Aquisição e aplicação de conhecimentos (10%) e Mobilização de competências (10%), num total de 20%.

Avaliação sumativa/aprendizagem

Ponderação de 60% na nota final do módulo com avaliação final, através da realização de um teste sumativo, e/ou trabalhos de grupo e/ou individual, e/ou fichas de ocorrências e evidências.

Todos os módulos integrantes do plano de estudo serão alvo de avaliação, sendo que a nota final é alcançada através de média aritmética.

Em relação à avaliação da formação, os formandos irão:

Avaliar o desempenho do avaliador através de questionário de satisfação aplicado pelo coordenador no final da prestação de serviços referente ao curso.

Efetuar uma avaliação de satisfação através de questionários de satisfação do formando e do formador, preenchidos pelo formador, formandos e coordenador no final de cada módulo / curso.

Realizar uma avaliação pós-formação através de questionário feito via telefónica a ex-formandos e/ou entidades patronais, entre seis meses a 1 ano, com o objetivo de avaliar o impacto da formação.

Equipa Pedagógica da SchoolCenter

A responsabilidade de coordenação global do curso é assumida pela Gestora de Formação da Cenário das Letras, apoiada por uma equipa de coordenação científico- pedagógica.

Dada a natural exigência de qualidade, a execução da ação será assegurada por formadores que, estando devidamente certificados ao abrigo da legislação em vigor, dispõem de conhecimentos teóricos e práticos aprofundados sobre as várias temáticas a abordar.

Quanto ao perfil do(a) formador(a), o(a) mesmo(a) apresenta formação científica, técnica e pedagógica adequada, mas também experiência profissional no desenvolvimento de atividade profissional da área de educação e formação, devidamente comprovada.

 

O Curso inclui:

Para que a eficácia da intervenção formativa aconteça com toda a naturalidade, o Centro de Formação SchoolCenter fornece diversos recursos audiovisuais e pedagógicos, tais como:

• Computador portátil

• Projetor multimédia e tela

• Mesas e cadeiras

• Quadro branco, marcadores e apagador

• Rede de internet sem fios

• Documentação de apoio à ação de formação

• Material e Equipamentos necessários ao bom desenvolvimento da formação

Na execução da ação de formação, será facultada, aos formandos, documentação de apoio com o desenvolvimento de todos os temas abordados durante a formação, de forma a permitir-lhes um acompanhamento mais rigoroso sobre os conteúdos programáticos.

Quanto ao espaço e equipamentos, o formando encontra na School Center:

• Sala de formação com área útil mínima por formando = a 2m2

• Condições ambientais adequadas (como luz, temperatura, ventilação, insonorização ou aquecimento).

• Condições de higiene e segurança

• Sala equipada com ligações em rede e acesso à internet.

• Mobiliário adequado à formação (mesas e cadeiras).

 

Documentos necessários para a Inscrição

 

Para a Inscrição no nosso Centro de Formação Profissional precisa de fotocopiar ou digitalizar o Cartão de Cidadão (C.C) e fotocopiar ou digitalizar o Certificado de Habilitações.

Formulário de Inscrição no Curso

 

Pretende inscrever-se no curso de Auxiliar de Fisioterapia, Reabilitação, Massagem Desportiva do Centro de Formação Profissional SchoolCenter?

Preencha os dados do formulário que surge abaixo e obtenha em breve uma resposta por parte da nossa equipa de colaboradores.

Como chegou até nós?

.

2 + 8 =

Após a conclusão do curso e liquidação total do mesmo, todos os formandos receberão um certificado de formação, gratuito, que reconhece e certifica todas as suas competências profissionais, assegurando a qualificação necessária para o exercício da profissão.

Nesta área de formação está estabelecido o Certificado SIGO.

Certificado SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE – Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho.

Rua Santa Isabel, nº 2

3500-726, Viseu

232 431 176 / 968 206 859

info@schoolcenter.pt